domingo, 29 de maio de 2011

Mais Uma Vez, o Software Melhora

Depois de pensarmos bem no que estava errado, cá está a detecção a funcionar melhor, mas ainda não está perfeita. Amanhã tentaremos concluir a detecção dos traços e depois finalizaremos a detecção de sinais e o mais importante depois dessas detecções: programar a parte que permitirá o telemóvel decidir que caminho tomar. (A imagem parece cortada porque o screenshot foi tirado quando o telemóvel estava em movimento)

'Támos Quase Lá!...

O tempo escasseia mais depressa do que parece e o prazo para finalizar o software está muito próximo. No entanto desta vez a pressa deu frutos, finalmente conseguimos tornar a detecção de traços possível no telemóvel, no entanto ainda não é perfeita e, por alguma razão ainda não analisada, os traços parecem maiores do que na realidade são.

Aqui em cima está um screenshot tirado ao telemóvel com uma detecção feita através de traços desenhados no KolourPaint (programa tipo Paint). Ao lado está mais outro screenshot mas desta vez em prespectiva, sendo esta a forma mais provável dos traços na detecção em situações reais.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Obras na Estrada

A pista para a apresentação do carro já está a começar a aparecer. O desenvolvimento do software para Android contínua e não pára de melhorar, e agora que já temos parte do local de testes, será muito mais fácil encontrar erros e corrigi-los.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Avanços Semanais

Sinónimos desta são semana bons progressos e um problema... já nos é possível o controlo do carro a partir de um telemóvel Android, e inclusivé uma "simulação" de um volante a controlar o carro, utilizando o acelerómetro(Video no canal Youtube do projecto ainda esta semana). O problema está na análise de imagem, esta é captada pela camara do telemóvel, e processada a partir do mesmo.  Revela-se neste momento uma "dor de cabeça" elaborar um algoritmo melhor que o elaborado anteriormente para PC, mas ainda assim também se progride nesta parte do software.
Os restantes membros do grupo que não se encontram a desenvolver o software encontram-se neste momento a construir a estrada que irá ser utilizada para demonstrar o projecto já terminado.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Carro do Futuro Pode Vir a Ser Controlado com um Telemóvel

Nesta semana trabalhou-se mais do que o habitual, três elementos do grupo finalmente começaram a construir as estradas para o carro mas também houve uma enorme alteração no nosso projecto:
Qualquer telemóvel Android poderá vir a poder controlar o Carro do Futuro. Com este sistema operativo para telemóveis de elevada qualidade será possível substituir o computador (parte fundamental no reconhecimento da estrada, decisão de percursos e comandos e comunicação com o carro) pelo telemóvel que até então limitava-se a transmitir para o computador imagens.
Nas próximas semana teremos que trabalhar "a correr" para podermos terminar o software que irá tornar o Carro do Futuro possível e, simplesmente, usando um telemóvel.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Avanços Semanais

Esta semana foi um pouco diferente das outras, no entanto, na Segunda continuou-se a programação do carro, nesta fase estamos a programar um aplicativo que fará de ponte entre o carro e o programa que reconhece a estrada e decide o percurso do carro.
O que marca esta semana diferente foi o início da construção da "pista" que será utilizada para testes e para a palestra e a publicação dos posteres sobre o nosso projecto.
A "pista" conta com vários elementos de estradas tais como intersecções, cruzamentos, ruas sem saída, etc. Assim será possível mostrar melhor o potencial do Carro do Futuro.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Avanços Semanais

Nesta última semana o grupo concluiu a elaboração do poster que irá ser afixado na escola, de forma a divulgar  à comunidade escolar o nosso projecto. Continuamos ainda a trabalhar na comunicação entre o LEGO e o computador e pode-se dizer que foram conseguidos alguns avanços, o que deixou o grupo bastante satisfeito. Além disto, achamos bem começar a delinear os preparativos para as futuras apresentações.