O Projecto

O nosso projecto chama-se "Carro Inteligente" e consiste num carro que consiga dirigir-se a qualquer lugar sem a necessidade da intervenção do homem e sem depender de um receptor GPS (embora possa ser usado por forma a melhorar a criação de itinerários).
O Carro Inteligente funcionará em conjunto com uma computador que processará o caminho a percorrer. Numa aplicação concreta do nosso protótipo, as funções do computador seriam implementadas nos sistemas digitais já existentes nos carros mais recentes.

Porquê um Carro Inteligente?

  • Segurança
    • Cumprimento do código da estrada
    • Tempos e distâncias de reacção menores
  • O condutor passa a ser passageiro
  • Possibilidade de escolha do caminho que economize melhor energia
  • Maior conforto

Como Funciona

Software actual (detecção da estrada a partir de uma imagem)
De modo a poder conduzir-se automaticamente, o carro precisa de executar diversas tarefas em menos de um segundo, a cada segundo. Todo este processo inicia-se através da captura da imagem vista pela câmara acoplada ao carro que envia a imagem para o computador, mais concretamente para o software que estamos a desenvolver. De seguida, o software irá procurar na imagem elementos característicos de uma estrada, tal como registado pelas leis do código da estrada, estes elementos permitem o software deduzir um mapa temporário da zona que o rodeia. Visto que o software já consegue fazer uma localização relativa à estrada, será então possível processar que itinerário a tomar, analisando as hipóteses possíveis decidirá a melhor e irá enviar um comando (ligar um dos motores das rodas, quanta energia a aplicar nesse motor) resultando no movimento do carro.
Para tornar a condução do carro mais segura, o software analisará os sinais de trânsito de forma a controlar a velocidade, identificar melhor as vias e evitar que o carro transite em sentido proibido.
Caso exista um carro à frente deste, a câmara não será capaz de captar nenhum, ou
quase nenhum, elemento impossibilitando o software de deduzir um mapa fazendo o carro parar. Dependendo das possibilidades monetárias, o carro poderá incluir um sensor de proximidade à frente que evitará o impacto com objectos que possam não chegar a obstruir a visão da câmara.
Relativamente aos componentes físicos do carro, este incluirá dois motores: um que fará as rodas rodar no sentido dos ponteiros do relógio e no inverso; e outro que irá mudar a direcção das rodas. Todos os componentes, à excepção da câmara, estarão conectados a uma placa principal que necessitará de energia que poderá, dependendo das possibilidades monetárias, utilizar uma bateria carregada através de uma energia renovável.